Conferencia de abertura “Os impactos dos novos capitais no espaço brasileiro”
Prof.ª Dra. Marta Inez Medeiros Marques (USP)
Professora de Geografia no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem trabalhado com os seguintes temas: vida cotidiana, movimentos sociais, reprodução social da classe trabalhadora e relação campo-cidade; produção do espaço e desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo. Tem publicado nestes temas, principalmente sobre reforma agrária, desenvolvimento rural, movimentos sociais e campesinato em coletâneas e em revistas como Terra Livre, Revista NERA, Revista AGRÁRIA. Trabalhou como organizadora das coletâneas O campo no século XXI (com Ariovaldo U. de Oliveira, Casa Amarela, 2004) e Geografia Agrária: Teoria e Poder (com Bernardo F. Mançano e Júlio C. Suzuki, Expressão Popular, 2007). Foi Pesquisadora Visitante no Programa de Psicologia do Graduate Center, City University of New York CUNY, em 2008. Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986 e 1987), Especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Paris I (1992), Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994 e 2000).
Profª. Msc. Ivaneide de Oliveira Nascimento (UEMA/CESI)
Prof.º Msc. Jailson de Macedo Sousa (UEMA/CESI)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e mestrado em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é professor Assistente I do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/CESI e do Centro de Ensino Médio Graça Aranha. Está vinculado ao Instituto de Geografia da Univesidade Federal de Uberlândia - IG/UFU (Programa de Pós-graduação em Geografia), desenvolvendo tese de doutoramento. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade e região. Cidades Médias. Planejamento urbano e regional na Amazônia. Educação geográfica e Ensino de Geografia.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividades de Extensão, SIG, Desenho e Projeto Auxiliado por computador (CAD ), Produção Vegetal, coeficiente de cultivo, Manejo e conservação do Solo e da água, Agricultura irrigada e lâmina de irrigação, Agrometeorologia, Fruticultura, Cana-de-açúcar e Paisagismo. Atualmente está concursado na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA-CESI, como professor Adjunto I na área de Irrigação e Drenagem. Diretor do Curso de Agronomia da UEMA/CESI. Diretor pró-têmpore do Curso de Engenharia Florestal da UEMA-CESI e Coordenador do Curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Agrícola e Ambiental.
Prof.º Engº Florestal Marcos Jean Araújo de Sousa (IFMA de Imperatriz)
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2001). Atualmente é professor de Segurança do trabalho do Instituto Federal do Maranhão.
Mesa redonda 4: “Planejamento territorial nas Hidrelétricas no rio Tocantins”
Domingos Cezar Ribeiro (Presidente da Fundação Rio Tocantins)
Ambientalista, membro da AIL e fundador da Fundação Rio Tocantins, é autor de Expedições pelos rios Tocantins e Araguaia
Prof.º Carlos Leen Santiago
Graduado em Lincenciatura em Historia no CESI/UEMA. Especialização em andamento em Educação em Direitos Humanos . Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. Título: Estreito Desenvolvimento: Historia dos Conflitos Socio-ambientais de uma Hidrdreletrica.
Mesa redonda 5: “Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade”
Profº. Msc. Ronaldo dos Santos Barbosa (UEMA/CESI)
Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena) e Especialização em Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), mestrado em Geografia pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia Física e Prática de Ensino em Geografia Física e Cartografia, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, impactos ambientais, educação ambiental e cartografia escolar. Professor Assistente I do Departamento de História e Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão. Professor Substituto do Curso Interdisciplinar em Ciências Humanas Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz
Profº. Msc. Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho (Diretor da UEMA/CESI)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1992) e mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999) . Atualmente é Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Ecologia , com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas: ECOLOGIA FLORESTAL, FLORÍSTICA, DIVERSIDADE, ANÁLISE MULTIVARIADA, TAPAJÓS.
Prof. Dr. Agnaldo José da Silva (CCSST/UFMA)
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB, 2008); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002); Bacharél em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1999). Atualmente é professor junto ao curso interdisciplinar de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz. Coordenador do PIBID do curso de Ciências Humanas e Coordenador do Projeto de Extensão "Práticas Urbanas Ilícitas" (PROEX)